Conheça um pouco sobre o CIAFF

Lidar com a perda não é uma tarefa fácil, é uma missão que envolve sentimentos dolorosos e exige muito esforço. A própria psicanálise já definia isto nos primórdios da psicologia utilizando o conceito de “trabalho do luto”. Família e amigos, diante da morte de uma pessoa querida, muitas vezes não sabem como interpretar o seu estado e as reações típicas da sua condição. E muitos também não imaginam como podem obter apoio para minimizar o sofrimento. Embora difícil esse momento não precisa ser experimentado sem ajuda.

No Grupo de Apoio às Pessoas Enlutadas, quem vivencia a perda recebe orientação sobre o processo de luto e encontra uma oportunidade para compartilhar e legitimar a dor inevitável que ele impõe. As reuniões são mensais, na sede do Plano Flamboyant, em Campinas, onde promovem um encontro terapêutico de suporte aos enlutados e está aberto ao público em geral. Coordenados por Silvana Caetano, psicóloga especializada em luto, estresse e qualidade de vida, eles têm como objetivo difundir o conhecimento sobre o processo de luto e suas etapas progressivas para, assim, oferecer recursos de enfrentamento e prevenir possíveis consequências nocivas à saúde física e mental. Além disso, na troca de experiências e contato com outros em igual condição, os participantes, em um espaço de continência e respeito, vivenciam sua dor e descobrem na experiência alheia alternativas de se adaptar à nova situação de vida e, então, idealizar projetos para o futuro.

Os encontros, gratuitos, são promovidos pelo Centro Integrado de Apoio à Família Flamboyant (CIAFF), do Grupo Flamboyant. Apesar das semelhanças nos nomes o Plano Flamboyant não integra os Cemitérios Flamboyant, Aléias e Acácias, mas atuam em parceria no serviço de atenção ao cliente enlutado. “Oferecemos apoio emocional e acolhimento para que as famílias possam enfrentar esse processo tão sofrido e contar com o conforto de outras pessoas nas mesmas condições, talvez em fases diferentes do processo”, explica Rita Bueno, psicóloga responsável pelos trabalhos do CIAFF.