Árvore da Homenagem

Nós do Grupo Flamboyant, temos como missão ajudar as famílias a cuidar da memória de seus entes queridos através de serviços de luto.  Pensando nisso, o CIAFF – Centro Integrado de Assistência à Família Flamboyant – foi criado com o intuito de oferecer eventos, palestras e um espaço de apoio psicológico para cuidar e amparar as famílias que sofrem com a perda.

Apesar de sabermos que todos enfrentaremos a morte um dia, a experiência da perda é muito dolorosa. Ao processo de reorganização interna à nova realidade de vida dos que ficam,  chamamos de processo de luto. Um processo necessário para que possamos reaprender a viver e conviver com as mudanças que a morte provocou.

Uma das formas saudáveis de expressão da dor e da saudade no processo de luto é reservar um período e local para lembranças e a elaboração de mensagens de carinho aos entes queridos que se foram.  Para isso, o CIAFF desenvolveu a ideia do “CANTINHO DA HOMENAGEM”  que possibilitou às famílias enlutadas um local para deixarem suas mensagens através de frases e  desenhos infantis o que tornou o “Cantinho” ainda mais vivo e colorido.

Através dessas mensagens, o projeto evoluiu, e nesse Dia dos Pais inauguramos a “ARVORE DA HOMENAGEM” que tem como princípio trazer à VIDA  uma árvore qualquer através das mensagens de saudade,  de expressão da lembrança  dos entes  queridos  de forma lúdica.

As mensagens foram recolhidas e guardadas com muito carinho para que no nosso próximo evento  de Finados seja possível revê-las. Veja a seguir algumas fotos desse projeto: